Projeto brincar
O projeto brincar tem como finalidade incluir na rotina escolar algumas brincadeiras que deixaram de fazer parte da rotina de crianças entre quatro a sete anos de idade. Durante as quatro horas que elas passam na sala de aula uma hora deverá ser voltada a realização de atividades lúdicas, jogos ao ar livre, artes plásticas e ciências, leituras de histórias infantis e manifestações culturais sociais. A proposta é resgatar as brincadeiras que hoje não estão presentes entre os pequenos. As crianças estão mais focadas em vídeo game, computador e televisão e deixando de lado um espaço que precisa ser resgatado entre elas que é a brincadeira tradicional. A brincadeira faz parte do currículo escolar e é brincando que as crianças vão formar valores e trocar experiências. Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje, por isso tinham que usar suas criatividades para criá-los. Usavam tocos de madeiras, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, bolinhas de gude, cantigas de rodas, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e assim se divertiram por décadas e décadas. Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividades das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
A importância do projeto é brincar com brincadeiras de ontem e de hoje. Ao ensinar as crianças a brincarem, não precisamos gastar recursos financeiros podendo o projeto ser aplicado com brincadeiras antigas e também se utilizar materiais recicláveis. A brincadeira pode trazer uma diversidade grande de conhecimentos e ajudar nesses primeiros contatos de vida social.
JUSTIFICATIVA
A princípio, buscamos em nosso trabalho fazer um histórico cultural sobre o brincar e depois retratar diversos tópicos relativos ao tema como a questão do espaço para brincar, do brincar entre pais e filhos e os muitos benefícios que essa prática proporciona.
Conseqüentemente, escolhemos o