Projeto Brincar
IDENTIFICAÇÃO
Área de conhecimento: Linguagem Oral; Música; Conhecimento de Mundo; Matemática;
Turma: Grupo 1
Ano letivo: 2014
Tempo de duração: Ano todo
JUSTIIFICATIVA
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo do brincar. Exploram brinquedos e jogos para certificar-se do seu domínio sobre os objetos. Por isso, que na fase da educação infantil é de suma importância a garantia do brincar, pois a criança tem um tempo para se apropriar e se certificar quanto ao seu domínio psicomotor e ao mesmo tempo aprender brincando noções matemáticas, tais como lateralidade, tamanho, dentro/fora e noções de quantidade.
OBJETIVOS
Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Organizar um ambiente interno com diversas opções de jogos de exercício.
Favorecer o movimento da criança e a exploração de materiais.
Aprender noções matemáticas a partir da exploração de brinquedos, brincadeiras e objetos.
CONTEÚDOS
Noções matemáticas de tamanho, lateralidade, espaço/tempo, quantidade, inteiro/metade, seriação e classificação.
ENVOLVIDOS
Todos os presentes nos espaços de aprendizagem e no processo educativo da unidade: diretora, coordenadora, professoras, monitoras, funcionárias, crianças, seus pais.
ETAPAS PREVISTAS
1ª etapa Ao conceber um espaço para receber jogos de exercício, dedique algum tempo para analisar a quantidade e a qualidade dos brinquedos disponíveis. Sobre a quantidade, é importante verificar se há material suficiente para todos. Nessa faixa etária, deve haver um bom número do mesmo tipo para que os pequenos possam explorar sozinhos ou compartilhar com os colegas - nesse último caso, em atividades que não exijam tempo de espera, adaptadas ao comportamento dessa faixa etária. Sobre a qualidade, os objetos devem ser feitos de materiais seguros, com tamanhos maiores que o da boca dos bebês aberta e com diferentes cores