Gastrite enantematosa
A gastrite enantematosa é uma inflamação numa camada mais interna na parede do estômago, onde há um ferimento. A lesão pode surgir devido a infecção por bactérias, doenças autoimunes, uso frequente de aspirinas ou remédios anti-inflamatórios. O alcoolismo também pode causar a gastrite enantematosa.
A gastrite enantematosa do antro é aquela que ocorre na parte final do estômago pois o estômago é dividido em três partes: fundo, corpo e antro.
A gastrite enantematosa leve é aquela em que a parede do estômago está menos danificada. Dependendo do quão afetada está a parede do estômago também se pode chamar de gastrite enantematosa moderada ou severa.
Sintomas de gastrite enantematosa
Os sintomas de gastrite enantematosa surgem geralmente após as refeições e podem durar horas e podem ser:
Dor de cabeça,
Enjoo,
Indigestão,
Gases,
Falta de apetite,
Vômito ou ânsia de vômito.
A dor na região abdominal é um sintoma comum da gastrite e começa na região logo abaixo do osso central do torax que une as costelas. o que na prática corresponde a dor na boca do estômago, que se pode espalhar para outros locais, se surgirem complicações.
Quando surgem os sintomas da gastrite é importante fazer uma endoscopia para confirmar o diagnóstico e começar o tratamento mais adequado
A endoscopia é um exame que envolve a passagem de um tubo flexível com luz e câmera pela boca através do esôfago até o estômago para ver como está o estômago por dentro e confirmar o diagnostico de gastrite enantematosa.
Tratamento para gastrite enantematosa
O tratamento para gastrite enantematosa inclui:
Diminuir a acidez no estômago usando medicamentos específicos prescritos pelo médico como Antiácidos pepsamar ou mylanta ou protetores gástricos como o omeprazol ou ranitidina por exemplo.
A toma de antibiótico quando se verifica a presença de bactérias que possam estar causando a gastrite;
Cuidados com a alimentação evitando alimentos ácidos, gordurosos, picantes e com