Caso clínico gastrointestinal
Crina Sena e Dayse Sharlene NUTN 11.1 Fisiopatologia e dietoterápia 1 prof.: Jociene
Introdução
O objetivo deste trabalho e conhecer patologias relacionadas ao sistema gastrointestinal e métodos de prevenção para combater a mesma.
Identificação
Nome: L.V.L Idade: 29 anos Sexo: Feminino Cor: Parda Estado Civil: Casada Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Feira de Santana Escolaridade: 2° Grau Completo Profissão: Estudante ( tec.enfermagem)
História clínica
Motivo: Avaliação Nutricional HMA: 09/01/12, Gastrite Crônica com H.Pylori, uso de medicamentos, queixa-se de dor estomacal, pirose, perda de peso e constipação. Historia Familal: irmã (gastrite),diabetes e DCVS(pai) Historia Familiar: Não Consta Historico Social: Paciente sem Vícios
Diagnostico Clínico
Esofagite Erosiva – Classe A Gastrite de corpo Enantematosa de moderada intensidade Gastrite Antral com Nodosidade de moderada Intensidade. Com presença de H.Pylori
Medição em Uso
Motilium (p/ refluxo)
Omepramix (p/ H.Pylori)
Prazi
Exames Laboratoriais
Avaliação Nutricional
Exame Físico: pele normal, olhos amarelados, cavidade oral normal.
Antropométricos: Est. 1,62 Peso: 51,100 gr
IMC= 51,100 = 19,5kg/m² (Peso Ideal) 2,62
Discussão da Fisiopatologia
Esofagite Erosiva Classe A : inflamação no esôfago causando pirose e refluxo. Gastrite Crônica Moderada Com H.Pylori: Presença de alterações inflamatórias mucosas crônicas que acabam resultando em atrofia mucosa e metaplasia epitelial, habitualmente na ausência de erosões. As alterações epiteliais podem tornar-se displásicas e constituem um terreno apropriado para o surgimento de carcinoma. O Helicobacter pylori é o principal agente causal de gastrite crônica (GC) e a infecção desempenha um papel na patogênese da úlcera péptica.
Discussão da Fisiopatologia
Causas: problemas relacionados a emocional, erro nos