projeto brincar
Justificativa
Para Winnicott, a brincadeira permite a associação livre de ideias, pensamentos, impulsos, sensações sem conexão aparente e emersão de ideias. Para ele, com base no brincar, se desenvolve a comunicação e se constrói a totalidade da existência experiencial do homem Este projeto vai proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)” (Winnicott, 1975, p.80).
Objetivo
Aumentar o repertório de brincadeiras infantil, incentivar as crianças a participarem de situações de socialização através de brincadeiras que sejam desenvolvidas me grupo, brincar com jogos que sejam trabalhadas regras para estimular o respeito, desenvolver a sensibilidade, o raciocínio lógico, a expressão corporal, a capacidade de concentração, a memória, a inteligência, o capricho e a criatividade, conto de historias criadas pelas crianças a fim de possibilitar a expressão corporal e verbal. Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
Metodologia
Para as brincadeiras em grupo não utilizaremos nenhum material, pois as brincadeiras propostas não incluem material (pega – pega, vivo ou morto, estatua), já nas brincadeiras de arte e desenho utilizaremos papel sulfite, cartolina, lápis de cor e tinta guache. Nas brincadeiras onde se pretende desenvolver a inteligência, memoria, raciocínio logico, utilizaremos jogo da memoria em cartas, tabuleiro de dama e banco imobiliário.
Cronograma
Mês Agosto 07.08 á 28.08
Desenvolver brincadeiras em grupo que incentivam a