projeto afetividade na sala de aula
CURSO PEDAGOGIA
TURMA 2012/1 E 2
PROJETO:
AFETIVIDADE NA SALA DE AULA
Anna Paula Xavier Teixeira RA 1231772
Kamila Magalhaes de SouzaRA 1204771
Luana Felix de Almeida RA 1229198
Paula Silva RA 1232241
Taynara Silva vasconcelos RA 1218796
Inhumas
Setembro – 2014
1-Tema: Afetividade na Sala de Aula.
2-Problematização:
O projeto tem como propósito demonstrar a necessidade de considerarmos enquanto profissionais atuantes na área da educação, as influências do aspecto afetivo sobre o desenvolvimento intelectual e sua estreita relação com a motivação e o interesse da criança para aprender.
3-Justificativa:
A afetividade é um sentimento que pressupõe interação, trocas, caracterizando uma atividade em mão dupla. A educação não é diferente, ao contrário afetividade e educação são sinônimas nesse sentido, uma envolve a outra com toda a sua complexidade.
A relação professor-aluno em sala de aula tem, de forma crescente, se mostrado antagônica e conflituosa, já que esta relação assenta-se no conflito de muitas diferenças dada a diversidade entre as pessoas, o choque é inevitável e seus resultados têm sido desastrosos.
É com esse espírito, e com respaldo em nosso próprio sentir, que nos envolvemos nessa discussão, num tempo em que a economia direciona todas as ações da esfera humana, o comportamento afetivo poderia tangenciar o fazer pedagógico, sem comprometer a “ordem” governamental.
4-Definição dos objetivos
4.1-Objetivo Geral
Integrar no exercício da docência, a dimensão afetiva tornando a aprendizagem mais abrangente e significativa, remetendo o educador à reflexão e à discussão do espaço ocupado por esses elementos na aprendizagem.
4.2-Objetivos Específicos
-Perceber o quanto é importante, enquanto profissionais atuantes no processo de educação, cuidar do aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem;
-Compreender que a criança é diferente cognitiva e afetivamente falando a cada fase de seu