RELATORIO DE APLICA O DO PROJETO PESQUISA
Entendemos ser a escola um espaço de multiplicidades, onde diferentes valores, experiências, concepções, culturas, crenças e relações sociais se misturam e fazem parte do cotidiano escolar numa rica e complexa estrutura do conhecimento humano.
Partindo dessa idéia sentimos a necessidade de realizar uma pesquisa que envolvesse fatores de suma importância para o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos educandos, a relação do eu – outro no cotidiano escolar colocando a frente os processos cognitivos necessários para essa interação de afetividade no espaço escolar, e consequentemente para analisar a capacidade e poder oferecer resultados que afirmem que essas relações são importantes para a participação e desenvolvimento das atividades escolares do aluno denotando a necessidade do professor aproximar-se do seu educando numa interação singular para o desenvolvimento do sujeito como produto do meio social e cultural, constituindo assim a própria historia do sujeito.
INTRODUÇÃO
A descrença de que a escola possa constituir-se num espaço de construção de conhecimento, de alegria, de formação de pessoas conscientes, participativas e solidárias, tem recrudescido. Os sentimentos em relação a ela tem sido de desilusão, desencontros e impotência diante de inúmeros problemas cotidianos e das atividades relacionadas ao ensino no ambiente escolar. Essa observação se deu em várias instituições escolares. Dentre as instituições observadas, escolhemos o Centro Educacional Maria Olindina, situado num bairro de classe popular na cidade de Juazeiro-Ba para a aplicação das atividades direcionadas ao projeto.
As observações foram feitas em quatro turmas, sendo duas de 7º e duas de 8º anos, no ano letivo de 2007. Oriundos de classe popular, os alunos encontravam-se numa faixa etária de 12 a 17 anos. Apresentavam pouco interesse pelos conteúdos escolares, usavam sempre a fala, tinham uma boa freqüência, porém muitos deles não permaneciam em sala de aula, e