Afetividade
A afetividade: Condição essencial para a aprendizagem.
Salvador
2013
A afetividade: Condição essencial para a aprendizagem.
Salvador
2013
TÍTULO
A afetividade: Condição essencial para a aprendizagem.
TEMA
A afetividade
PROBLEMA
É inegável que a afetividade é parte fundamental de qualquer ser humano. No entanto, a escola, de forma geral, parece negar ou sufocar essa característica humana. Se os aspectos da afetividade dos alunos fosse mais bem compreendida pelos educadores poderíamos ter uma educação de melhor qualidade?
HIPÓTESE
Compreender o papel da emoção na construção do conhecimento é fundamental para o trabalho pedagógico.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste trabalho é investigar a literatura sobre a temática da afetividade no ambiente escolar, independente do grau de ensino ou da faixa etária contemplada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A partir de uma base conceitual, discutir o conceito de aprendizagem, afeto, emoção e motivação.
Identificar os principais pontos da teoria proposta por Wallon, no que diz respeito às relações entre afetividade e aprendizagem.
Reunir subsídios para construir uma sala de aula mais humana e significativa tanto para professores quanto alunos.
JUSTIFICATIVA
No cotidiano da sala de aula, alunos revelam uma trama de emoções e sentimentos que a Escola não tem levado em consideração. A negação da emoção, na Escola, tornou-se comum em nossa sociedade. Através de relatos dos alunos acerca de seus cotidianos escolares percebemos que há inabilidade dos professores em tratar de assuntos afetivos.
Em nossa sociedade ocidental estabeleceu-se, desde sempre, que trabalhar com a afetividade é competência exclusiva de profissionais da psicologia. Assim, a negação de vida afetiva aos alunos vem transformando a educação em um dos meios mais repressores de emoções.
Pesquisas educacionais, em