Iluminismo na américa
DESCONSIDERAR
QUESTÃO 1
Durante toda a viagem, Marco Pólo se deslumbrou com diferentes povos, cada qual com seus costumes, língua, tradições e culturas específicas das regiões em que viviam. Isso lhe permitiu a possibilidade de ampliar sua visão diante das necessidades da Europa Medieval.
Além disso, dentre as “maravilhas” descobertas por este, podemos citar especiarias utilizadas na alimentação como conservantes e temperos, por exemplo o sal, pimenta e gengibre, o que representava um grande avanço, pois em tal época muitos alimentos eram perdidos se não consumidos rapidamente; novos tipos de tecidos, como por exemplo a seda, cetim e de algodão cujas grandes plantações utilizavam técnicas ainda desconhecidas no ocidente, o que permitiu evoluir na qualidade e confecção de peças específicas, como roupas leves ou peças mais elaboradas, a utilização de animais, como cavalos e elefantes como suporte no trabalho no campo e até mesmo em batalhas e guerras, bosques de ébano, madeira de cor negra utilizada na fabricação de mobiliários; o uso de carvão, para aquecimento e o uso de roupas de amianto e sua resistência ao fogo.
Marco Pólo observou também a China, como uma grande potência econômica e militar muito mais relevante do que a Europa,com grande produção de ferro, além de um amplo sistema de transporte baseado em canais,que ligava mercados e cidades chinesas. Por lá , viveu durante vinte anos e acumulou grandes riquezas.
Ao retornar para Veneza, Marco Pólo detinha consigo uma grande bagagem intelectual além de uma grande variedade de pedras preciosas.
QUESTÃO 2
A viagem de Marco Pólo abriu novas rotas de comércio, permitindo as atividades mercantis entre o Ocidente e o Oriente, além da descoberta de novos produtos , da técnica e da produção dos mesmos.
QUESTÃO 3
O grande aventureiro do século XIV que