afetividade na educação
Raquel Hauschild Pereira da Cunha
Profª. Luz Mary Padilha Dias
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (Ped 0437) Estágio I
26/06/2013
RESUMO O estágio realizado tem como objetivo ressaltar a importância da afetividade no ensino fundamental visando à relação do educador e o educando. Será observado às praticas das professoras, descrevendo experiências em sala de aula, com uma entrevista com as duas educadoras das aulas observadas, transformaremos evidente no desenvolvimento do trabalho de pesquisa de estágio a importância da afetividade na vida das pessoas em relação à escola, ao relacionamento com professor, as mudanças que a tecnologia causou na vida educacional, ajudaram a inovar ideias trazendo maior importância do afeto na educação. Palavras-chave: Afeto. Educador. Educando.
1 INTRODUÇÃO Este trabalho destina-se dispor de uma pesquisa sobre o tema Afetividade na Educação, escolhi como área de concentração Educação, Escola e Políticas Públicas por acreditar que a educação tem apresentado uma enorme carência afetiva.
Desenvolvi o estágio na Escola Estadual Osório Duque Estrada, situada na zona sul de Porto Alegre, neste local fui observar duas pedagogas, que são professoras de ensino fundamental.
O objetivo do estágio de observação das disciplinas pedagógicas é trazer o tema na relação do professor e do aluno, ressaltar a importância do afeto nos lugares escolares. Demonstrando as aprendizagens dos alunos em sala, espero gerar auxilio aos professores de como conduzir a turma sabendo ouvir os alunos, sempre valorizando o saber do educando, utilizar atividades motoras e lúdicas é muito importante para o processo de aprendizagem.
2
A escola ajudou a construir o desenvolvimento social, tecnológico e humano, sem, entretanto, conseguir acompanhar esse avanço. Observando as tecnologias, como uma rede de relações afetivas utilizando de maneira positiva, entrelaça o