Afetividade na educação
Eretusa Cristian Barros Coelho Fani1
RESUMO
A afetividade é o estado psicológico que influencia os aspectos sociais, cognitivo e emocional de uma pessoa desde a infância até a vida adulta. Assim, se constitui elemento fundamental para o desempenho escolar. Esta pesquisa do tipo estudo de campo tem como objetivo estabelecer um diálogo entre as abordagens teóricas sobre a afetividade e sua efetividade no processo educativo dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram envolvidos cinco professores desse nível de educação da rede pública de um município do Vale do Aço. Utilizou-se como instrumento um questionário com questões dissertativas. Os resultados da pesquisa revelaram que os professores envolvidos na pesquisa consideram relevante, no processo de ensino aprendizagem, a promoção da afetividade.
Palavras – chave: Afetividade. Afetividade e aprendizagem. Afetividade e cognição.
INTRODUÇÃO
Afetividade é um estado psicológico do ser humano que, de acordo com Piaget (1994), influencia no comportamento da pessoa e no seu desenvolvimento cognitivo. A afetividade pode fortalecer as relações sociais estabelecidas nos mais diversos campos de atuação do ser humano. Por isso
É fundamental que todos os integrantes da sociedade interessados numa convivência sadia, proporcionem, através da vivência de uma afetividade (oferecendo amor, porém impondo limites para os impulsos que contrariam a necessidades de grupo) a oportunidade de o sujeito aprender a cuidar de si e do meio em que vive. (CAPELATTO, 2001, p.12).
Diretamente ligada à emoção, a afetividade consegue determinar o modo como as pessoas visualizam o mundo e também a forma com que se manifesta dentro dele. Dessa forma, considera-se que a existência ou a falta do afeto interfere no desenvolvimento humano, na sua autoestima, confiança e determinação.
Por isso, a afetividade está estreitamente relacionada com as questões da aprendizagem. No entanto, na escola,