A pedagogia da afetividade
PARCERIA FACULDADE JOÃO CALVINO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ANTEPROJETO
A PEDAGOGIA DA AFETIVIDADE: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA LUIZ GONZAGA DUARTE, MUNICÍPIO DE ARARIPINA – PE
ELISIANE ALVES DE CARVALHO
Professora: ______________________________
Avaliador(es): ___________________________________
______________________________________
______________________________________
CRATO – CE FEVEREIRO, 2011
1. Propósito da avaliação:
Quando há um relacionamento de troca e afeto, o aprendizado se torna mais proveitoso e duradouro, tornando o indivíduo um ser crítico, reflexivo e atuante dentro da sociedade em que vive. Considerando estas reflexões, surgiu a questão para este trabalho: Até que ponto a ausência da afetividade entre professor e aluno interfere no processo de ensino-aprendizagem? Sendo assim o interesse para construção deste estudo decorre da necessidade de investigar a importância do afeto no processo educacional. Tendo como propósito de avaliação, a partir dos resultados obtidos através da aplicação de questionários a comunidade escolar, realizado no 1º semestre de 2011, desenvolver projetos, realizar palestras, oficinas, entre outras ações, com o intuito contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, conforme se faz necessário.
1.1 Objetivos
1.1.1 Geral:
Investigar a importância do afeto no processo educacional, com o intuito de saber a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino.
Verificar a relação entre aprendizagem e afetividade na Escola Luiz Gonzaga Duarte, município de Araripina – PE, analisando as diversas manifestações da auto-estima e suas repercussões na aprendizagem do aluno.
1.1.2 Específicos:
Conhecer as concepções e conceitos de Afetividade versus Aprendizagem e sua relação com o desempenho do aluno;
Refletir sobre a influência dos