Professor da atualidade
Acreditamos que a educação pode mudar, ou seja, melhorar uma sociedade. Sempe foi e será o meio mais eficaz para se chegar a cidadania, pois desde o princípio já existiam ensinamentos levados para uma educação porque sem ela jamais chegaremos a lugar algum. O professor é um ser mediador, orientador que faz a educação acontecer, faz parte da vida e da cultura dos cidadãos socializando-o a sociedade. Todas as pessoas tem direito a uma educação de qualidade como garante a LDB para que possa ser um cidadão consciente.
Para Alarcão (2004), o professor é, hoje, fundamental para ajudar a navegar no turbulento mar da informação, nesta sociedade que, por ser do conhecimento, necessita de aprendizagem e que, por ser globalizante, requer a compreensão da identidade individual. O professor, na atualidade, tem exercido muitas vezes a função de educar pertinente aos familiares do que de ser realmente, mediador do conhecimento. No entanto, a profissão docente é atualmente percebida como mal remunerada e pouco valorizada pela sociedade. Trata-se, portanto, de uma situação paradoxal: ainda que o Estado seja obrigado a garantir educação de qualidade para as novas gerações, a carreira docente aparenta ser cada vez menos popular e mais fragilizada.
Dessa maneira,é notória a influência que um professor exerce na sociedade. Contribui tanto no aprender didático quanto na compreensão do ser biológico, histórico, psicológico e social de cada cidadão. A criação de políticas públicas que visem a valorização dessa profissão é primordial para o futuro de uma nação, pois, ele atribui a sua própria profissão, sobrecarregando a de identidades.
A esse respeito, Freire (1980) defende que aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.
O trabalho docente influencia na produtividade das pessoas, segundo Lasky, a identidade profissional é a forma como os professores definem a