Problema da formação dos professores na atualidade
Encontra-se na atualidade uma vasta literatura apontando as problemáticas e perspectivas da formação de professores, questão que tem sido tema de inúmeros encontros, congressos, seminários seja em nível nacional quanto internacional.
Conforme Coutinho (2007) é de consenso que a universidade tem como papel central esse processo de formação pedagógica dos professores, o que é evidenciado por um número significativamente maior de países. Entretanto, aos olhos de todos, ela não vem desempenhando a contento essa tarefa bastante complexa.
O Ensino Fundamental, assim como a Educação Infantil e o Ensino Médio, procuram estabelecer a qualidade no ensino. Esta busca pela qualidade é o ponto de partida que estrutura uma ação pedagógica planejada, dando condições ao indivíduo de entender, interagir e transformar o seu contexto social.
A estrutura do Ensino Fundamental, no Brasil, busca pautar-se pela perspectiva democrática, comprometendo-se com a educação necessária para a formação de cidadãos independentes e participativos (BEGGIATO, 2009).
As aulas de educação física tem sido bastante discutida nas universidades públicas e privadas, principalmente com os profissionais que estão ligados a esta área, discussões expressas por meio de publicações e artigos que nos possibilita observar o quanto esta temática é atual e importante.
A Educação é um processo que atua na formação do homem, que está presente em todas as sociedades humanas e é inerente ao homem como ser social e histórico. Sua existência está fundamentada na necessidade de formar as gerações mais novas, transmitindo-lhes seus conhecimentos, valores e crenças e, com isso, dando-lhes possibilidades para novas realizações (BEGGIATO, 2009, p. 23).
Nas aulas de Educação física raras são as aulas que não estão relacionadas à melhoria técnica das habilidades esportivas adquiridas ao longo dos anos ou à prática institucionalizada dessas modalidades.
A