O Percurso Histórico da Orientação Educacional do Brasil
Ana Maria Ávila dos Santos 1
Nair Rost de Lima2
RESUMO
Este artigo tem como objetivo conhecer um pouco do percurso histórico da Orientação Educacional, que era praticada de maneira sutil nas primeiras sociedades humanas até seu nascimento oficial, passando a ser reconhecida no mundo e consequentemente no Brasil. Buscaremos também conhecer qual é a função exercida por este profissional da educação dentro do contexto escolar brasileiro, desde a sua origem até os dias atuais. Este artigo foi realizado através de leituras bibliográficas e documentais, bem como com leitura de artigos publicados em sites. As leituras bibliográficas e virtuais nos deu embasamento teórico e as documentais nos serviu de base para sustentar nossas colocações no campo legal . Buscamos mostrar dentro deste trabalho, além da história, a importância do OE dentro de uma instituição de ensino.
Palavras chave: Percurso Histórico, Orientação Educacional, Orientador Educacional , Educação Escolar..
1. INTRODUÇÃO
Em seu contexto histórico, a Orientação Educacional, tem suas raízes dentro de um processo que visava em sua primeira etapa o lado psicológico do ser humano e posteriormente, dentro do campo pedagógico, buscar formas de ajustar o aluno dentro da tríade: escola, família e sociedade. Portanto o principal papel desempenhado pelo orientador educacional é o da ação mediadora entre os atores que fazem a educação: alunos, pais, professores.
É evidente que os desafios da escola crescem ou sofrem mutações, pois sendo a escola parte de uma sociedade que vive em constantes transformações, a mesma não poderia permanecer estática, outrossim devemos compreender que apesar do nome “escola” ser geral a todas as instituições de ensino, cada uma tem suas peculiaridades, suas especificidades, seus problemas. E é neste ínterim que o orientador educacional deve agir, pois toda a ação desenvolvida dentro do contexto