A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL.
Pós-Graduação em Gestão e Orientação Educacional
RESENHA SOBRE: A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL.
Maria de Fátima Dias de Almeida Morais.
Setembro/2012.
PASCOAL, Miriam; HONORATO, Eliane Costa; ALBUQUERQUE, Fabiana Aparecida de. “O Orientador Educacional no Brasil”. Educ. rev. Nº 47 Belo Horizonte jun. 2008.
Sabemos que no Brasil existe um grande problema que é a falta dos profissionais Orientadores Educacionais, que vem preocupando cada vez mais as instituições educacionais e que são prejudicadas por não ter essa ajuda e, sobretudo, o acompanhamento desse profissional.
No entanto, O artigo “O orientador educacional no Brasil”, escrito pelas autoras: Miriam Pascoal, Eliane Honorato e Fabiana Albuquerque, enfatiza a preocupação com a falta da presença do profissional Orientador Educacional nas escolas públicas nos estados brasileiros, pois, segundo as autoras, dos vinte e seis (26) estados brasileiros mais o Distrito Federal, totalizando 27, somente treze (13) estados possuem esses profissionais.
Nessa perspectiva, verifica-se que a Orientação Educacional no Brasil, ao originar-se ligada à questão do trabalho, distanciou-se de uma questão maior, a do sujeito histórico. Por conseguinte, a aplicação da lei definiu o fazer do orientador educacional, demarcando o seu espaço e os avanços nesse percurso, demonstrando a preocupação deste especialista em definir e redefinir o seu papel ante os desafios da profissão de Orientador Educacional.
Analisando esta abordagem, entendo que, a grande importância e responsabilidade do trabalho desse profissional Orientador Educacional no contexto educacional é em ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto pedagógico. Isso significa ajudar nosso aluno por inteiro, prestando um serviço de assistência e auxílio ao aluno no processo de aprendizagem. Assim sendo, fica