Solos
SOLOS E SUA CLASSIFICAÇÃO
MARCELA PINHO CATANHEDE
SOLOS E SUA CLASSIFICAÇÃO
Proposta de pesquisa apresentado à disciplina de Química Ambiental do curso de Engenharia Ambiental da Universidade CEUMA, como requisito obrigatório para obtenção de nota.
SUMÁRIO
RESUMO
O solo é uma mescla de fatores químicos, físicos e biológicos, interagindo em proporções variadas, gerando assim diversos tipos de solos, formando diversas classificações. Existem parâmetros, nos quais irá se discorrer a respeito nos capítulos seguintes, visando assim dar um enfoque químico a estas classificações, bem como abordar os fatores inerentes a estas composições que definirão as características de cada solo.
INTRODUÇÃO
Objetiva-se a partir do presente artigo a abordagem dos fatores e parâmetros para a classificação dos solos, bem como a composição e o enfoque dos fatores químicos que englobam este processo. A presente pesquisa se deu através de revisão bibliográfica e segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
[...] “O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, pois além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação, fornecendo água, ar e nutrientes, exerce também, multiplicidade de funções como regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação, armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros elementos, ação filtrante e protetora da qualidade da água e do ar. Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo homem, condição em que o desempenho de suas funções básicas fica severamente prejudicado, o que acarreta interferências negativas no equilíbrio