Producao fichamentos
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Letras e Ciências Sociais
Língua Portuguesa – Prof. Dr. Mônica Piza
PRODUÇÃO DE FICHAMENTOS
Fichar é transcrever anotações em fichas ou folhas avulsas para fins de estudo ou pesquisa. O uso de fichas é indispensável na tarefa de documentação bibliográfica, pela facilidade do manuseio, remoção, renovação ou acréscimo de informações.
As fichas podem variar de tamanho, de acordo com a finalidade do fichamento. Segundo padrão internacional, as fichas podem ser de três formatos:
Pequeno 7,5 x 12,5 cm
Médio 10,5 x 15,5 cm
Grande 12,5 x 20,5 cm
Quando se vai utilizar um grande número de fichas, por medida de economia, pode-se cortar em quatro uma folha de papel sulfite. Obtêm-se fichas de tamanho reduzido, mas suficiente para a maioria das anotações.
A melhor maneira de guardar as fichas é colocá-las, por ordem alfabética, na posição vertical, em fichários de metal ou madeira. Há fichários de vários tamanhos e para muitos fins.
Quem não quiser adquirir os fichários à venda no comércio pode substituí-los por uma caixa de papelão de tamanho adequado, recoberta com papel resistente ou autocolante. As caixas de sapatos, em geral, são indicadas para as fichas de 10,5 x 15,5 cm, mais comumente usadas.
Atualmente, são mais usados os programas para computador, do tipo planilhas ou banco de dados.
No que se refere ao conteúdo, há vários tipos de fichas:
● Indicação bibliográfica.
As fichas de indicações bibliográficas podem referir-se ao autor, à obra, ou ao assunto.
No primeiro caso – ficha de autor – devem constar, resumidamente, as seguintes informações:
- Nome do autor: sobrenome em maiúsculas, vírgula; prenome completo ou apenas as letras iniciais; se forem dois ou três autores, citam-se todos, da mesma forma, separados por ponto e vírgula; se forem mais de três, cita-se apenas o primeiro, acrescentando-se “e outros” ou “et al”. Após o nome do