Fichamento sobre custos de produção
II – Custos de Produção
1. Introdução
O principal objetivo de uma firma é o aumento de seus resultados através de sua atividade produtiva. Assim, procurará sempre ter a máxima produção possível utilizando certa combinação de fatores.
A otimização dos resultados da firma será obtida assim que houver aumento na produção para um dado custo total ou diminuir o custo total para um dado nível de produção. Em qualquer uma das duas situações, a firma estará maximizando ou otimizando seus resultados. Estará, pois, em uma situação que a Teoria Econômica chama de equilíbrio da firma.
2. Custos totais de produção
Sempre é possível determinar um custo total de produção ótimo para cada nível de produção. Assim, “custo total de produção” significa o total das despesas feitas pela firma com a utilização da combinação mais econômica dos fatores, onde é obtida uma determinada quantidade de produto.
Os custos totais de produção (CT) se dividem em custos variáveis totais (CVT) e custos fixos totais (CFT): CT = CVT + CFT.
Os custos fixos totais correspondem à parcela dos custos totais que não dependem da produção, por exemplo: aluguéis, iluminação, etc. E os custos variáveis totais corresponde à parcela dos custos totais que depende da produção e com isso muda com a variação do volume de produção.
Como na Teoria da Produção, a analise de custos de produção também é dividida em curto e longo prazos. Custos totais de curto prazo são compostos por parcelas de custos fixos e de custos variáveis e Custos totais de longo prazo são formados somente por custos variáveis, não existem fatores fixos.
3.1 Custos de curto prazo
Se uma firma, por exemplo, realizar sua produção por meio da utilização de fatores fixos e variáveis irá existir apenas um fator fixo, identificado pelo tamanho ou dimensão da firma e de um