fichamento leitura e produção de texto
“Toda a publicidade é fato comunicativo que reflete ideologias da fonte a serem transmitidas a determinados receptores. Para que isso aconteça satisfatoriamente, ela segue modelos informacionais da Linguística e da Semiologia que orientam na escolha e organização de sistemas de signos codificadores das mensagens” (p.17). “O segredo de persuasão de anúncio comercial tem de ser investigado através do estudo dos diversos caminhos que levam a informação ao público” (p.18). “Os aspectos informativos e do consumo deverão ser habitualmente manipulados nos textos comerciais para que possam atender aos usuários exigentes” (p.18).
“Uma das táticas mais usadas nos tempos atuais é apresentar dados na mídia que “configurem aspectos mais individualizados e menos massivos, o que possibilita ao consumidor sentir-se personalizado”, e permite que ele seja mais exigente n seleção das mensagens, pautando-a pela escala de valores de suas experiências” (p.18).
“Quanto mais ela se caracteriza pela novidade, pela surpresa, pelo rompimento de normas estabelecidas, mais ela comunicará” (p.18).
“A força da mensagem publicitária é incalculável, uma vez que atinge muitos espectadores e terá muitas leituras de acordo com os interesses de cada um” (p.18).
“Somente o estudo, a pesquisa, a insistência conduzirão à criatividade de novos recursos, de formalismo expressivo que abandona os lugares-comuns e procura sempre novas técnicas de se fazer compreender e sentir” (p.19).
“Desde os primeiros momentos, o estudioso desta área sentirá que, para acompanhar e se integrar na contínua evolução tecnológica que domina o moderno trabalho publicitário, terá de se aperfeiçoar continuamente, desenvolvendo suas habilidades e adquirindo as técnicas necessárias ao exercício da profissão escolhida” (p.19).
“Segundo o sentido etimológico, comunicar significa trocar ideias, informar. Ora o progresso social que acontece em nossos dias decorre da rápida