3 AULA FICHAMENTO
Recebe esse nome porque é feito em fichas didáticas que deverão ser arquivadas para posterior consulta.
O fichamento constitui um valioso recurso de estudo de que se valem os pesquisadores para a realização de uma obra científica.
Quando o pesquisador vai realizar um trabalho de pesquisa a nível de TCC,
Monografia, Dissertação ou Tese, após a escolha e delimitação de seu tema, deverá fazer um levantamento das obras e autores que tratam do tema que ele pretende estudar.
Sendo assim, após o levantamento bibliográfico o pesquisador deverá fazer o fichamento dessas obras com o intuito de resumir o texto, capítulo ou livro.
Nesse momento, recorre às fichas didáticas para fazer o resumo e as citações do autor pertinentes a seu tema.
À partir desses dados anotados e arquivados, fica mais fácil começar a escrever seu texto.
Hoje com o advento do computador, pode-se fazer o fichamento direto em uma pasta própria com o intuito de economizar tempo e facilitar na hora de escrever. Mas é importante salvar e copiar em mais de um computador, cd’s, pendrive para não correr o risco de perder os dados e atrasar o desenvolvimento do trabalho.
Risco esse que não se corre, se fizer o fichamento nas fichas.
IMPORTÂNCIA DO
FICHAMENTO
O fichamento é importante porque registra as ideias principais do autor que está sendo estudado, principalmente no que se refere às citações textuais, garantindo integridade e correção da referência, para uso nos trabalhos.
Anotar ideias que ocorram durante a leitura
Reter elementos que permitam sua seleção posterior e fácil localização no momento de necessidade A ficha
Muitos alunos consideram desnecessário a produção de fichas para a seleção do material que foi considerado fundamental por ocasião da leitura. A ficha além de didática, evita problemas futuros como não saber mais de que livro foi retirada a passagem; qual o ano da edição, editora, entre outros. Estes problemas são muito comuns na