Estudo do comportamento do a o carbono
Trabalho - Artigo Científico sobre corrosão
Revista Corrosão e Proteção ANO 7 – Ed.35 – Nov/Dez 2010
Paginas:14,15 e 16.
Estudo do comportamento do aço carbono, em meio de bicarbonato de sódio e gás carbônico, pela técnica de ruído eletroquímico.
Por Haroldo A. Ponte.
Introdução
Este trabalho visa o estudo de uma técnica de monitoramento de corrosão ocasionada pela presença de CO2 em sistemas submetidos a fluxos. O comportamento eletroquímico, que é a transferência de elétrons entre substâncas que, logo a transformam a energia química e elétrica, do sistema aço-carbono/gás carbônico foi avaliado utilizando-se uma célula de fluxo, por meio de técnicas eletroquímicas convencionais (Resistência de Polarização Linear e Extrapolação da Reta de Tafel, técnicas utilizadas para o estudo de corrosões e aplicada para determinar velocidades de corrosão e sua produtividade). Os resultados obtidos com a utilização das técnicas convencionais mostraram uma coerência entre o aumento de fluxo e o aumento da taxa de corrosão do sistema. Estes resultados foram reproduzidos utilizando a técnica de ruído eletroquímico para avaliar sua sensibilidade na detecção da taxa de corrosão e confirmação de mecanismo de corrosão generalizada que é uma corrosão que se manifesta por toda a superfície do objeto em célula de fluxo.
Desenvolvimento
A corrosão em campos de produção de petróleo manifesta-se de diversas formas, sendo a corrosão por CO2 um dos tipos de ataques mais encontrados na produção de óleo e gás. Assim, o entendimento, predição e controle da corrosão por CO2 são necessários ao projeto, operação e segurança dos campos petrolíferos1, 2. A presença de gás carbônico em altos teores é um fator crítico nos reservatórios do pré-sal. Até agora, os poços testados na região indicam a presença de teores de CO2 da ordem de 8 % a 12 %, chegando, em alguns casos, a mais de 30 %. Há muito interesse na