Dinamica de grupo
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DINÂMICA DE GRUPO
Eberly Souza
Edson Gonçalves
Ericsson Campos
Naiara Azevedo
Samuel Lamego
CAMAÇARI, BA
2014
FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI – FAMEC
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RESUMO E COMENTÁRIO
Resumo e comentário sobre Treinamento e Evolução em Grupo, tendo como objetivo atender o requisito da disciplina de Dinâmica de Grupo, orientada pela Professora Yara Tude, do nono semestre do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção, da Faculdade Metropolitana de Camaçari.
CAMAÇARI, BA
2014
TREINAMENTO E EVOLUÇÃO EM GRUPO
Para que seja possível trabalhar em grupo com qualidade e dinamismo é preciso se reeducar, esquecer a cultura intrínseca, crenças, valores e se permitir passar por uma nova fase de aprendizado. Este momento reflete na construção do ser, um período de transcendência, ir além do que acredita, dando oportunidade a novas conquistas, novas dimensões, e novos horizontes.
É notório que o ser humano, não está acostumado a encarar com tamanha facilidade a questão da mudança, há sempre certa relutância proporcional ao seu estado de conforto, ou seja, quanto maior estiver satisfeito com a sua situação atual, maior será a resistência em obediência à mudança. A mudança gera sentimento de medo, medo do erro, de não ser aquilo que se espera, medo de arriscar.
Para que seja eficaz o comportamento em grupo, é preciso antes de qualquer coisa, submeter-se a tarefas ou etapas com comprometimento de desenvolvimento da percepção do outro; com papéis desempenhados; atitudes grupais; mecanismos de resistência à atração efetiva; dentre outros.
Quando se refere ao estudo ou necessidade de uma transmutação de comportamento grupal e que está relacionado ao ser humano, não é cortês o emprego do termo treinamento, pelas conotações que acarreta, em