Apostila Preven O E Combate A Inc Ndios

1176 palavras 5 páginas
Segurança do Trabalho

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS O estudo da prevenção do incêndio se baseia na análise das condições que possibilitam o surgimento de um foco de incêndio, pois prevenir nada mais é do que impedir que haja fogo ou que ele fuja ao controle do homem.

Princípios básicos do fogo Pode-se definir o fogo como conseqüência de uma reação química de oxidação, denominada combustão, que produz calor ou calor e luz. Para que ocorra essa reação química, devesse-a ter no mínimo dois reagentes que, a partir da existência de uma circunstância favorável, poderão combinar-se.
Os elementos essenciais do fogo são:
COMBUSTÍVEL
COMBURENTE
FONTE DE CALOR
Triângulo do fogo
Quando os três elementos se apresentam em um determinado ambiente, sob condições propícias, temos o chamado triângulo do fogo

Classes de Incêndio

Os materiais combustíveis têm características diferentes e, portanto, queimam de modos diferentes. Conforme o tipo de material, existem quatro classes de incêndio.
Classe A - incêndio em materiais sólidos, como madeira, papel, tecido, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades:
Deixam resíduos quando queimados (brasas, cinzas, carvão).
Queimam em superfícies e em profundidade
Classe B - incêndio em líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina, querosene, tintas, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades:
Classe C - incêndio em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, motores, fios, etc. Ao ser desligado o circuito elétrico, o incêndio passa a ser de classe A.

Classe D - incêndio em metais que inflamam facilmente, como potássio, alumínio em pó, magnésio, zircônio, titânio, etc.

Classe E - São os materiais radioativos . Nesse caso recomenda-se isolar a área e acionar a CNEN ( Comissão Nacional de Energia Nuclear ou o Corpo de Bombeiros) .

Métodos de Extinção do Fogo

A

Relacionados