Fichamento
UNIDADE 1 LEITURA E FICHAMENTO
Bibliografia básica:
WEG, Rosana Morais. Fichamento. São Paulo: Paulistana Editora, 2006.
1.1 Fichamento de leitura: gênero discursivo que objetiva selecionar e organizar o registro das informações obtidas após a leitura atenta de um texto e/ou livro. É um trabalho individual, um ótimo meio de manter um registro de tudo que você lê. Quando solicitado por um professor, pergunte que tipo ele quer, pois cada professor pode seguir um tipo, pois não existe um modelo pronto e/ou determinado. É uma das fases da pesquisa bibliográfica; pode ser utilizado para identificar uma obra, conhecer seu conteúdo, analisar/criticar e fazer citações. É a parte mais importante de uma pesquisa, pois é baseado no que fichou que o aluno/pesquisador fará seu trabalho (monografia, dissertação, tese).
Não se deve ter pressa para fazer um fichamento; como diz Eco (1977), perde-se tempo fazendo as fichas, mas, com isso, há considerável economia de esforço no final do trabalho. Lembre-se de que se o fichamento for bem feito, não será necessário retornar à obra lida.
1.2 Fichas: sua escolha é pessoal. No que se refere ao formato, podem ser as tradicionais (de cartolina), as folhas avulsas e, atualmente, as eletrônicas, digitalizadas, que tornam o trabalho mais prático.
1.3 Etapas: apresentamos alguns procedimentos para a elaboração do fichamento.
1.3.1 Pré-fichamento: é o contato inicial com o texto. Faça uma leitura geral, sem anotações; isso permite uma visão global do texto, como o tema abordado, seus aspectos estruturais e o estilo do autor. Pesquise o vocabulário desconhecido e os conceitos introduzidos no texto objeto de sua leitura. Em seguida, faça outra leitura, sublinhando (é a sua primeira seleção), com critério, o que represente uma ideia central. Isso será o fio condutor para a leitura posterior. Você também pode ir anotando à margem do texto (óbvio que sublinhar e anotar só