Como fazer fichamentos
É um recurso de armazenagem de informações, imprescindível, na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias.
A produção cientifica, quando tem como fonte de pesquisa a bibliografia já sedimentada pela humanidade, exige do pesquisador, além da leitura atenta de todos os detalhes do texto, a busca criteriosa do material que será utilizado em forma de citação textual ou livre.
Citação textual é aquela em que ocorrem transcrições literais de palavras do autor do texto lido. Citação livre é um texto elaborado pelo pesquisador, sobre a idéia do autor que está sendo estudado .
Na citação livre a idéia é do texto lido, mas a redação é do autor do trabalho. Portanto, na produção de um texto científico, denomina-se citação a toda idéia de outra pessoa, encontrada pelo pesquisador em algum documento lido ou consultado durante o desenvolvimento da pesquisa, e considerada importante para ser aproveitada como parte do texto que será produzido.
A coleta e o registro de informações é fundamental na elaboração do trabalho científico. Depois da escolha do tema, e quando necessário a elaboração de um anteprojeto de pesquisa, chega o momento de ler com o viés exigido pela pesquisa.
Ao pesquisar o aluno já seleciona, de acordo com suas necessidades citações textuais, mas também amplia seu conhecimento ao ler textos inteiros . Ao ler com objetivo determinado o aluno aumenta o poder de argumentação, necessário na produção científica. O registro do que foi coletado será feito através de fichas, para uso posterior. FICHAMENTO: CONCEITUAÇÃO E FINALIDADE
O fichamento constitui um valioso recurso de estudo de que se valem os pesquisadores para a realização de uma obra científica.. Um fichário do conteúdo escolhido possibilita não só a prática de uma redação eficaz, como também proporciona ao autor enriquecimento cultural. IMPORTÂNCIA DO FICHAMENTO
O fichamento é importante porque registra as idéias