Como fazer fichamentos
Faculdade de Educação - Departamento de Ciências Sociais na Educação
Disciplina Educação e Antropologia Cultural (EP 142)
Profª Helena Sampaio
PED Marília Moschkovich
PAD Fernanda Figueiredo
PAD Pedro dos Santos
Material de Apoio #1 – Como fazer fichamentos
O fichamento é uma ferramenta importante e útil no trabalho intelectual e no processo de aprendizagem, que pode ser também uma fonte de referência futura para o trabalho profissional na área de pedagogia. Essa técnica consiste basicamente em sistematizar num documento o conteúdo de um texto (artigo, livro, capítulo, entrevista, etc). Sua utilidade é tornar fácil a retomada das ideias contidas na obra fichada, possibilitando uma visão global sobre ela sem que seja necessária a releitura minuciosa do texto. Há algumas estratégias importantes de serem consideradas na produção de um fichamento, que pretendemos compartilhar neste documento. Este material de apoio pretende ser uma sugestão às estudantes e aos estudantes de como realizar esse tipo de tarefa.
1. - Pré-Leitura
1.1 - Antes de iniciar um fichamento, é importante levar em consideração algumas questões e tomar algumas decisões. As decisões que precisam ser tomadas dizem respeito ao seu próprio processo de aprendizagem. Investigue-o, por meio das seguintes perguntas (e de outras que você possa vir a elaborar):
Como é mais fácil que eu entenda um conteúdo – em forma de texto, graficamente, por meio de som, etc. – ?
Qual o meu nível de concentração com informação textual? Quantos parágrafos ou páginas costumo demorar para me desconcentrar?
Quando estou lendo, minha cabeça consegue se aquietar e simplesmente receber a informação do texto, ou o texto acaba disparando perguntas, questões, memórias, etc.?
1.2 - De maneira geral, apreendemos melhor o conteúdo de um texto tanto mais conseguimos mergulhar nele e no pensamento que o autor ali desenvolve, acatando e acolhendo as informações e linhas de raciocínio ali