FICHAMENTO – RESUMO: CUSTOS DE PRODUÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FICHAMENTO – RESUMO: CUSTOS DE PRODUÇÃO
São Luís
2012
FICHAMENTO – RESUMO: CUSTOS DE PRODUÇÃO
Fichamento – Resumo apresentado ao professor Eduardo da disciplina de Microeconomia.
São Luís
2012
N. Gregory Manking. Custos de Produção. In: ___. Introdução à Economia: princícpios de micro e macroeconomia. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2001.p.269-289.
O Capitulo 13 – Custo de produção em sua introdução mostra-nos que como foi estudado anteriormente, a lei da oferta pode ser utilizada para sintetizar as decisões de produção. Contudo a partir de agora vamos observar o comportamento da empresa detalhadamente. Analisando os custos de produção, poderemos constatar que o custo é determinante em suas decisões e que a produção é determinante na fixação de preços.
Custo é a quantia que a empresa gasta para adquirir insumos, enquanto a receita total é o montante que a empresa recebe pela venda de sua produção. O lucro é exatamente o valor da receita total menos o custo.
Uma vez que a receita total é calculada da seguinte forma:
O custo pode ser classificado como custo de oportunidade. O custo de oportunidade de alguma coisa é tudo aquilo que você abre mão para adquiri-la, podendo ser explicito ou implícito. Sendo que os custos explícitos são custos de insumos que exigem um desembolso monetário da empresa e os custos implícitos não exigem um desembolso monetário da empresa.
Economistas e contadores medem os custos de forma diferente, o economista mede o lucro econômico _ receita total menos todos os custos de oportunidade da produção dos bens e serviços vendidos _ o contador mede o lucro contábil _ receita total menos custos explícitos.
Analisando o elo entre o processo de produção da empresa e seus custos totais, chegamos a definição de função de produção _ relação entre quantidade de insumos