Fichamento - engenharia de produção
Referência Bibliográfica Completa: SANTOS, Fernando César Almada. Potencialidades de mudanças na graduação em engenharia de produção geradas pelas diretrizes curriculares. Prod., São Paulo, v. 13, n. 1, 2003 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132003000100003&lng=en&nrm=iso. Accesso em 13 Sept. 2012
Citações:
“Competência é o saber-agir diante de situações complexas e o saber mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e recursos (tecnológicos, financeiros, mercadológicos e humanos), em que as pessoas objetivam agregar valor de diversas naturezas às organizações e se tornam responsáveis por isso, ao mesmo tempo em que elas aumentam seu valor social”. (SANTOS, produção, p.14)
“Além disso, a ABEPRO (2001), ao propor as competências do engenheiro de produção, não mostra como cada competência é composta de conhecimentos, habilidades e atitudes específicos para cada uma das competências. Não se conceituam competências, atitudes, conhecimentos e habilidades”. (SANTOS, produção, p.13)
“No curso de graduação em Engenharia de Produção Mecânica da EESC, uma importante mudança é a criação do trabalho de conclusão de curso e o aperfeiçoamento do estágio supervisionado, atividades que serão realizadas no último ano da graduação, que o aluno tem reservado para o enfrentamento de situações complexas e para a realização do primeiro grande projeto em Engenharia de Produção.” (SANTOS, produção, p.37)
Resumo: Este artigo analisa as potenciais mudanças nos cursos de graduação em Engenharia de Produção geradas pela Resolução que institui as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Engenharia. Considerando-se competência como o elemento-chave das Diretrizes Curriculares, estudam-se diversas abordagens e propõe-se uma conceituação de competência.Como