Fichamento Produção Textual
Disciplina: Produção Textual
Fichamento
Nome: Fraenkel Helcias Mendes Gomes
A Referência Bibliográfica
KOCK, Ingedore G. Villaça. Introdução a Linguagem Textual
Introdução a Linguagem Textual
Segundo a autora coesão textual denomina-se a maneira como as palavras se ligam formando uma sequência que possa ser compreendida.
HALLIDAY, Hasan (1976) afirma que existem cinco formas de coesão, a saber, a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical, divididas em referencial e sequencial. A geladeira está cheia de frutas. As uvas são minhas. Entrei na tesouraria apressando. Lá estava o dinheiro.
Beaugrande & Dressler afirmam que coerência é a maneira como as palavras se conectam dando sentido ao texto.
A Situcionalidade pode ser considerada em duas direções: da situação para o texto e vice versa: Na primeira é o conjunto de elementos que contribuem para que o texto torne-se comunicativo, ressaltando que a criação texto jamais será idêntica a real, sua construção é feita de acordo com as concepções daquele que o constrói.
A Informaticidade quando distribuída é necessário que haja equilíbrio entre a dada é a nova, sem novas informações o texto não causa impacto, tornando-se inofensivo, sem interesse. A intertextualidade depende do conhecimento empírico, para que possamos entender o qual mensagem há por trás do texto.
A Intencionalidade a maneira como o produtor do texto trabalha para influenciar o leitor, fazer reflexões ou compartilhar da ideia coerentes do produtor.
Aceitabilidade é quando há interação do texto entre duas partes, para que o mesmo possa ser aceito, discordâncias surgirá e em seguida após reflexão o leitor encontrará coerência no texto.
Os fatores de contextualização Segundo Marcushi são Os contextualizadores propriamente ditos e os prospectivos.
Consistência e relevância, esse critério exige que os fatores do texto sejam importantes, e possível de interpretação.
Focalização: