Fichamento livro produção textual na universidade
Fichamento dos capítulos 4 , 5 e 8 do livro Produção Textual na Universidade das autoras Desirré Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges , Editora Parábola do ano de 2010.
O Livro produção textual na Universidade das Autoras Desirre Motta e e Graciela Rabuske Hendges da coleção estratégias de ensino da Editora Parábola do ano de 2010, trata-se de um livro com conteúdo acadêmico que tem por finalidade dar suporte a professores e universitários. Para uma melhor compreensão há no mercado muitas obras sobre como elaborar um projeto ou um resumo, mas não é o suficiente para tirar as dúvidas de publicação acadêmica. O lançamento no final de 2010 do livro Publicação textual na universidade, de Désirré Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges, veio para sanar as dúvidas de estudantes, professores e pesquisadores sobre os gêneros textuais acadêmicos: artigo, abstract e resenha.
Capítulo 4 – Artigo Acadêmico Introdução (pg.65)
Artigo acadêmico: introdução, Motta-Roth e Hendges definem o artigo como um texto em média de 10 mil palavras, “produzido com o objetivo de publicar (...) os resultados de uma pesquisa sobre um tema específico” (p.65); existindo o artigo de revisão teórica, o experimental e o empírico. Em seguida, elas explicam que o artigo, em geral, possui quatro seções: introdução, metodologia, resultados e discussão.
Razoes para se escrever um artigo (pg.67):
“O artigo tem como objetivo básico reportar um estudo. No entanto , para que essa informação circule e tenha impacto na área de conhecimento , o leitor precisa estar convencido de que o estudo reportado têm relevância para a área do saber em que pesquisa se inscreve ( Neurologia , botânica , educação sociologia ou economia ). Para Demonstrar isso o autor descreve o estudo , expõe e avalia seus resultados , conclui e argumenta , utilizando as convenções próprias àquela área.”
Por onde começar a escrever o artigo acadêmico ? (pg.68)
“Conforme indicado no capitulo 1, o