Livro
ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br
PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br
1. INTRODUÇÃO
O Light Steel Frame (LSF) é um sistema construtivo apropriado a edificações leves, cujos elementos são painéis reticulados constituídos por perfis de aço formados a frio com revestimento metálico.
Estes painéis se constituem nas paredes da edificação e podem ser estruturais ou simplesmente de vedação. Os painéis estruturais fazem o papel dos pilares e das vigas, de forma similar ao sistema de alvenaria estrutural. Os painéis não estruturais ou de vedação apenas fazem o papel das paredes ou divisórias. A figura 1 exemplifica o sistema.
Figura 1: Exemplo de edificação utilizando o sistema LSF
(Fonte: Arq. Augusto Alvarenga, arquivo Nexem/UFES.)
Este sistema existe há mais de 50 anos, porém somente chegou ao Brasil no final da década de 1990 e é utilizado em residências unifamiliares, pequenos edifícios residenciais, pequenos comércios, postos de saúde, clínicas, igrejas, escolas, etc.
As principais vantagens deste sistema são: construção industrializada com as peças fabricadas em série e conseqüente rapidez na montagem, baixo peso e conseqüente facilidade de execução e, principalmente, baixo custo sem redução de qualidade e durabilidade da obra.
Os perfis podem ser obtidos em perfiladeiras ou em dobradeiras. Os mais comuns são os perfis U simples e U enrijecido, mostrados na figura 2. Os perfis simples são utilizados como guias, ou seja, elementos horizontais do painel, situados nos seus limites superior e inferior, enquanto os perfis enrijecidos são utilizados como montantes, ou seja, elementos verticais que
recebem as cargas das lajes e da cobertura. O princípio de formação dos painéis é mostrado na figura 3.
MONTANTES:
Perfil Ue 90x40x12x0.8
GUIAS:
Perfil U 92x38x0.8
Figura 2: Perfis formados a frio utilizados na confecção dos painéis do sistema LSF.