Fichamento do texto PRODUÇAO DA ESCOLA/ PRODUÇÃO DA SOCIEDADE
“O conceito de estrutura não se refere a uma estabilidade ontológica qualquer dos fenômenos, mas somente a uma estabilidade relativa e a uma uniformidade de resultados.” (Pág. 16)
“Parsons agrupa todas as ações sociais em quatro funções fundamentais que servem de organograma para análises. São elas, a integração, a manutenção dos modelos culturais, a realização das finalidades coletivas e a adaptação.” (Pág. 16)
“Em sua ótica, a função principal do subsistema de integração é “definir obrigações de lealdade em relação à coletividade, tanto as que decorrem do fato de pertencer à sociedade global quanto as que concernem às diferentes categorias de status e aos papéis diferenciados no interior da sociedade...”. “ (Pág. 16)
“A comunidade societal apresenta outra característica importante além da lealdade. Trata-se da integração entre posições sociais desiguais, dentro de um “ordenamento normativo”. Este ordenamento compreende duas escalas, a da estratificação e a do prestígio.” (Pág. 17)
“Um sistema cultural comporta valores morais, estéticos, cognitivos e religiosos. A diferenciação das funções dentro de uma sociedade moderna se faz acompanhar de uma diferenciação cultural.” (Pág. 17)
“(...) , o sistema escolar é chamado a representar um papel de importância decisiva como veiculo de valores extremamente gerais, como inculcador de lealdade à coletividade e, por fim, como agente de interiorização das escalas de estratificação e