artigo
Elaboração:
Prof. RITA DE CÀSSIA FURTADO TORRES
Disponível em www.fafia.edu.br/guiadoaluno/manualorientacaotrabalhoacademico.pdf Acessado em 13/07/2010
FICHAMENTO
Segundo Hühne (2002, p.64) “Fichamento é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema”.
É um recurso valioso para cientistas e pesquisadores, para o desenvolvimento de suas pesquisas e realizações de obras didáticas e científicas, pois tem por função colocar a disposição do pesquisador, um conjunto de informações, retirados de obras consultadas, de maneira organizada.
Proporciona economia de tempo, qualidade no estudo e na pesquisa, sendo ainda uma maneira do estudante guardar o essencial de um texto, e de tê-lo ao seu alcance sempre que precisar.
As fichas podem ser feitas em papel, ou no computador, em CDs ou DVDs.
3.1 O FICHAMENTO – ESTRUTURA
Elaborar um fichamento significa traçar o esqueleto da obra, na organização lógica do texto, inter-relacionando as idéias.
Segundo Santos e Parra Filho (1998) e Cruz e Ribeiro (2004) existem quatro tipos de fichamento: fichamento bibliográfico por autor, fichamento por citações ou transcrições, fichamento por assunto e fichamento por resumo crítico-analítico.
As informações apresentadas nas fichas poderão ser colocadas em um ou em ambos os lados desta, ficando a escolha a critério do estudante, desde que o fato não prejudique a visibilidade e organização.
As fichas devem ser numeradas, e o número colocado no alto, à direita, apenas na frente de cada ficha.
3.2 TIPOS DE FICHAS
3.2.1 Ficha bibliográfica por autor
A ficha deverá apresentar a referência da obra, conforme norma da ABNT
6023:2002. seguida de um resumo informativo do assunto.
Ex: 1
SCHELLING, Flávia. Sociedade da insegurança e a violência na escola. 3. ed. São
Paulo: Moderna, 2004.
A obra discute a relação entre violência