CArgos e Salarios
.
.- Avaliação de cargos
Depois que os cargos estão ordenados de acordo com seus respectivos grupos funcionais é preciso avaliar a importância de cada cargo no contexto geral da organização. os. Várias metodologias podem ser aplicadas nesta etapa, mas é preferível trabalhar com o “sistema de pontos”, que é o que a maioria das empresas utiliza.
O sistema de pontos compara os cargos levando em conta os requisitos físicos e intelectuais necessários para desempenho de suas funções. Isto é feito através da escolha de fatores de avaliação e de sua subdivisão em graus, conforme o número de exigências a serem medidas. Uma vez subdivididos, estes fatores devem ser ponderados em percentual e receber uma pontuação de acordo com sua importância relativa dentro do contexto global da avaliação.
1a Etapa - Elaboração do manual de avaliação de cargos
Para elaborar o manual precisamos definir quais fatores de avaliação devem ser utilizados para abranger todos os cargos da empresa. Eles podem variar em função da natureza do cargo, possibilitando a elaboração um manual diferente para cada grupo funcional da organização. Ou seja: um manual para cargos operacionais, um manual para cargos administrativos/técnicos e um manual para cargos executivos.
Os fatores de avaliação são utilizados para determinar os requisitos mínimos que um profissional precisa ter para ocupar um cargo específico na organização. Desta forma, na hora de elaborar o manual, precisamos separá-los de acordo com as categorias de requisitos listadas abaixo.
Requisitos mentais: fatores que avaliam as características mentais necessárias para se ocupar um determinado cargo. Ex.: fatores experiência e escolaridade
Requisitos físicos: fatores que avaliam o nível de fadiga física, mental e/ou visual exigido para o desenvolvimento das atividades do cargo. Ex.: fatores esforço físico, mental e visual.
Responsabilidades: fatores que avaliam as responsabilidades relativas a