processos historico da educaçao
“A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim” (p. 14-15).
“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”(p. 16).
Analise as afirmações: 1.A educação é um processo de conscientização – é um ato político. 2. Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da conscientização. 3. Educação básica é a educação que forma o homem na sua eminente dignidade de pessoa. 4. Educar é mais que formar – é possibilitar que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.
As afirmações verdadeiras estão contempladas em:
Parte superior do formulário
1 e 4 apenas
1,3 e 4 apenas
1, 2 e 3 apenas
2, 3 e 4 apenas
1, 2. 3 e 4
Parte inferior do formulário
exto 1. O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo. Portanto, é importante também resgatar a história da
educação,