resenha
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
Brenda Oliveira Lopes
Patrícia Damasceno Priante
Regiane Alves Bindá
Paper
MANAUS/AM
2014
Resumo: O paper tem por objetivo apresentar os principais conceitos relacionados ao Serviço Social no âmbito da criança e do adolescente, sendo eles os conceitos de Infante segundo Phillippe Ariès, o conceito de menor por Marcos Freitas, o conceito de menor e infância de acordo com o código de menores e por fim o conceito de criança conforme o ECA.
1. INTRODUÇÃO
Para entendermos o atual conceito de criança é necessário estudarmos o conceito histórico do ponto de vista da sociedade. Diante desta afirmação apresentaremos através deste paper os conceitos de infância sobre o ponto de vista de diferentes autores que nos expõe a visão da sociedade no decorrer do tempo sobre o significado de menor e sobre a infância.
Antigamente é perceptível que a criança era desprezada pela sociedade que a tinha primeiramente como um adulto que não precisava do afeto dos pais, educação, ou seja, viviam a margem da sociedade. Contudo no decorrer do tempo essa visão foi alterada a partir do momento que o estado começa a intervir.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS
O primeiro conceito segundo Ariès é o de enfante que significa “não falante”, pois nessa idade a pessoa não pode falar bem nem formar corretamente suas palavras, pois ainda não tem seus dentes bem ordenados nem firmes, como dizem Isidora e Constantino. A primeira idade é a infância que planta os dentes, e essa idade começa quando a criança nasce e dura até os sete anos, e nessa idade aquilo que nasce é chamado de enfante. Depois temos o conceito de acordo com Freitas sobre o menor que são os abandonados, mendigos e infratores frequentemente foram confundidos sob o nome de “menor”, que nunca designa filhos de famílias de das camadas médias e altas,