Processo Histórico da educação
Sem esses conceitos, seria impossível a construção da história, pois é esse conceito que da ênfase a história de qualquer sociedade.
É importante saber que somos sujeitos de nossa história, que nossa maneira de pensar, se organizar, sobreviver e produzir é o que movem nossa história. Através dos fatos históricos nos dá a condição de entender as estruturas politicas, sociais e religiosas, que o estudo do passado nos faz compreender o processo de transformação da nossa sociedade .
Educação é apropriação da cultura, e através da história se torna a construtora do sujeito histórico, pois deve enfatizar a aprendizagem na construção do interesse do indivíduo. É através da educação que nos fazemos humanos e históricos, como autores no meio de refletir sobre a realidade, sobre o mundo e sobre nós mesmos (condição de sujeito).Nessa a realidade a direção e a realização do indivíduo como sujeito histórico distingui sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social.
São muito importantes para a construção do tempo histórico, pois são três conceito fundamentais, e cada um contribui com sua maneira, exemplo: O de Fato Histórico, podemos ser traduzidos, por exemplo, como sendo aqueles relacionados aos eventos políticos, ás festas cívicas, e ás ações de heróis nacionais, fatos esses apresentados de modo isolado do contexto histórico em que viveram os personagens e dos movimentos de que participaram, também, podem ser entendidos como um passado mais próximo ou distante, um evento que aconteceu, etc.
Já o Sujeito histórico, podem ser personagens que desempenham ações individuais ou consideradas como heroicas, de poder de decisão política de autoridades, como reis, rainhas e rebeldes. Podem ser entendidos, por sua vez como sendo os agentes da ação social, que se tornam significativos para estudos históricos escolhidos com fins