Processos de aquisição da escrita- psicopedagogia
Especialização em Psicopedagogia- Modalidade EAD
Processos de Leitura e Escrita: avaliação e intervenção psicopedagógica.
Prova das quatro palavras e uma frase escrita por uma criança de 5 anos, não alfabetizada. As quatro palavras escolhidas foram : giz, lápis, caneta, lapiseira.
A frase escolhida foi: o lápis caiu no chão.
Atividades
1) Avaliar a produção infantil na prova das quatro palavras e uma frase, realizada ao longo da semana, indicando o nível de compreensão do sistema de escrita em que a criança se encontra.
A prova das quatro palavras e uma frase demonstra que esta criança encontra-se no nível pré-silábico, ou seja, já se deu conta de que letras e desenhos se diferem e que as letras servem para registrar o nome dos objetos, porém ainda não associa a vocalização com a grafia, cuida para que as letras não sejam repetidas (quando na palavra lápis percebeu que tinha registrado duas vezes a letra B tentou transformá-la em R) e não fez deduções quanto ao número máximo de letras, apenas ao mínimo que são 3.
2) Como a prova deve ser aplicada em criança não alfabetizada, responder:
a) Que conhecimento sobre a escrita a criança demonstrou possuir?
Parece demonstrar que a escrita serve para dar nome aos objetos, formando conjuntos de letras para cada palavra solicitada. Faz hipóteses sobre a forma que as letras poderiam ser agrupadas e está em processo de desenvolvimento da hipótese qualitativa.
b) Se a produção da criança fosse mostrada a uma alfabetizadora considerada “tradicional”, como ela provavelmente avaliaria a criança?
Uma professora tradicional a consideraria como não alfabetizada, pois não apresenta nenhuma das noções propostas pelos métodos sintético e analítico. Iria iniciar o processo de alfabetização de acordo com o método tradicional escolhido por ela, ignorando o conhecimento prévio da criança.
C) Qual seria seu parecer sobre o conhecimento da criança a