Pre relatorio microprocessadores
1. Introdução
No presente pré-relatorio serão apresentados aspectos teóricos sobre Decisões e Interrupções assim como definições, conceitos principais e representação por meio de graficos ou tabelas sobre o mesmo.
Tambem serão apresentados programas que serão corridos no laboratorio e perguntas que serão apresentadas as suas devidas respostas no relátorio.
2. Objectivo
Verificação do uso do atraso em laços encaixados e do uso da subrotina.
3. Metodologia
No pré-relatorio, o estudante deve fazer um resumo sobre o tempo de execução de um programa, justificar o uso de atraso, como o Micro Z80 processa as subrotinas e suas vantagens e uso de interrupções.
4. Material a usar
Manual: Bradley, John – Introduction to Microprocessors Micamaster 980 & 960, Feedback, England;
Fonte de alimentação: Thurbly, modulo PL320;
Kit de experiências, MAT980;
Kit de experiências, MIC960;
Cabo de ligação em fita e outros.
5. Resumo Teórico
O CPU do Z80 realiza instuções seguindo certas operações básicas sequênciais que são:
Leitura/Escrita da Memória
Leitura /Escrita de Dispositivos de Entrada/Saída (Periféricos)
Reconhecimento de interrupções
Todas as intruções são series de operações básicas. Cada uma dessas operações podem levar cerca de 3 à 6 periodos de tempo.
Os períodos de relógio são referidos como ciclos T (tempo) e as de operação como ciclos M (máquina). As instruções de máquina consistem em 3 ciclos sendo estes M1, M2 e M3.
O primeiro ciclo de máquina de qualquer instrução é o de busca que dura cerca de 4, 5 ou 6 ciclos T a não ser que seja prolongado por um sinal de espera “WAIT”, este sinal é usado pelos elementos mais lentos que a UCP para avisá-lo que ainda não estão prontos para receber ou entregar dados. No primeiro ciclo M1, é feita a leitura da memória apenas para buscar o Mnemónico da instrução, este ciclo é chamado de “Fetch” ou busca.
Os restantes ciclos de máquina