geriátrica
As formas de reabilitação pós-queda mais usadas de acordo com a causa são:
- Fraqueza de membros inferiores: programa de fortalecimento muscular de quadríceps e dorsi-flexores de tornozelo. Exercícios excêntricos são recomendados. A eficácia é maior se forem realizados para grupos de idosos de alto risco e se forem supervisionados por fisioterapeuta.
- Distúrbio de equilíbrio: treino de equilíbrio em relação à integração das informações sensoriais, ao controle dos limites de estabilidade, ao controle da rotação de tronco e na eficácia das estratégias motoras.Recomenda-se a prática de Tai Chi. Podem ser realizados em casa.
- Distúrbios de marcha: adequação e ou prescrição de dispositivos de auxílio à marcha. O treino de uso adequado é recomendável. Deve realizar visitas regulares ao podólogo.
- Déficit visual: adequação de lentes corretivas. Visita anual ao oftalmologista.Evitar o uso de lentes bifocais. Acompanhamento cuidadoso do equilíbrio corporal após cirurgia de catarata.
- Déficit auditivo: prescrição e uso adequados do aparelho de amplificação sonora.
- Hipotensão Postural: realizar revisão das medicações, elevação da cabeceira da cama, orientação de movimentos de MMII antes de se levantar.
- Uso de medicações psicotrópicas: rever a necessidade de uso de anti-psicóticos, anti-depressivos e benzodiazepínicos (curta e longa duração). Prescrever um número reduzido de medicações e levantar o uso de medicações sem prescrição médica.
- Presença de riscos ambientais: modificação ambiental só