Fisioterapia Geriatrica
Objetivo:
A medicina geriátrica como um todo, também chamada de geriatria, é especializada no tratamento, prevenção e controle das enfermidades comuns em idoso. É a prática de assistência ao idoso.
Divide-se em duas partes: Prevenção buscando uma melhora de vida e Possíveis lesões ortopédica, respiratória e mesmo neurológica.
Introdução:
O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da saúde pública. A preocupação do ministro de saúde é que no Brasil esse numero alcançara 32 milhões em 2020, este aumento implica em maiores números de problema de longa duração, internações mais frequentes, mais tempo de ocupação no leito e que essas doenças são crônico degenerativas e múltiplas que exigem cuidados e medicação contínua.Com a chegada da idade avançada, existe uma maior fragilidade do individuo à infecções, doenças cardiovasculares, tumores, osteoporose, entre outras. A terceira idade é a etapa da vida em que os reflexos de doenças e enfermidades passam a ser mais incisivos sobre a saúde dos pacientes. Tanto problemas comuns em todas as idades quanto patologias dessa fase da nossa vida ficam potencialmente mais corriqueiros, e podem causar reflexos sérios, que necessitam de tratamento específico.
A fisioterapia trabalha com o idoso em diversas situações, desde com indivíduos saudáveis em programas que visam a promoção da saúde e a prevenção das deficiências e busca compreender os fatores que possam acarretar perda ou diminuição de qualidade de vida e bem estar aos idosos.
Utilizam-se técnicas como exercícios ativos, globais e que treinem o equilíbrio desses pacientes. A fisioterapia geriátrica permite ainda proporcionar ao idoso melhora na sua qualidade de vida aproximando-o da superação das suas limitações acometidas pela idade.
Área