Seminário Geriatria pronto
O estudo sobre o envelhecimento é recente no Brasil, sendo considerado por muitos pesquisadores como uma “ciência muito jovem”. No entanto, a fisioterapia é mais recente ainda. Muitas universidades não dispõe em sua grade curricular a disciplina de geriatria e gerontologia nos cursos de fisioterapia.
A primeira especialização de fisioterapia em geriatria e gerontologia surgiu em 2008, no CBES/POA. Atualmente, há poucas escolas (CBES, INSPIRAR...) de pós-graduação em fisioterapia que disponibilizam essa especialização.
A capacidade funcional constitui o primeiro passo das necessidades diárias das pessoas idosas. O movimento normal é elemento primordial para a funcionalidade do indivíduo. Talvez, neste ponto, que a fisioterapia adentra na geriatria, pois é essa a profissão que tem como objetivo a preservação ou reabilitação do movimento humano.
A história da fisioterapia geriátrica é recente, tão recente que ainda está em construção, sendo nós (fisioterapeutas)os arquitetos desta obra.
Fisioterapia Geriátrica
O envelhecimento traz consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se. É assim que se destaca a aplicação da Fisioterapia Geriátrica.
A Fisioterapia para idosos busca a reabilitação e prevenção de doenças que surgem com o envelhecimento e por fatores externos, como tabagismo, consumo de álcool e/ou vida sedentária.
O papel do fisioterapeuta é o de reinserir o idoso ao convívio social, o que possibilitará, além de saúde física, sua saúde mental, fundamental para uma boa qualidade de vida e para manter a sua independência.
Com a Fisioterapia para idosos, são aplicados exercícios e alongamentos específicos para cada caso e cada doença, os exercícios tem como objetivos possibilitar equilíbrio, coordenação motora, além de evitar quedas e possíveis fraturas.
Fisioterapia gerontológica
A fisioterapia gerontológica