Tomografia
TOMOGRAFIA
PATOS DE MINAS – MINAS GERAIS
27/03/2015
VINICIUS DE PAULO SILVA
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TORAX
Introdução ao procedimento
A tomografia computadorizada é um procedimento de diagnóstico por imagem não invasivo que utiliza uma combinação de raios-x e tecnologia de computação para produzir ambas as imagens transversais horizontais e verticais (muitas vezes chamado de fatias) do corpo. A tomografia computadorizada mostra imagens detalhadas de qualquer parte do corpo, incluindo os ossos, músculos, gordura e órgãos. A TC é mais detalhada do que os raios X convencionais.
Nas radiografias padrão, um feixe de energia destina-se a parte do corpo a ser estudada. Uma placa de trás da parte do corpo capta as variações do feixe de energia depois de passar através da pele, osso, músculos e outros tecidos. Enquanto muita informação pode ser obtida a partir de um Raio X normal, um monte de detalhes sobre os órgãos internos e outras estruturas não está disponível.
Na tomografia computadorizada, os Raios X se move feixe em um círculo ao redor do corpo. Isso permite que muitos pontos de vista diferentes do mesmo órgão ou estrutura possam ser vistos. A informação de Raio X é enviada a um computador que interpreta os dados de Raio X e exibe em uma forma (2D) em duas dimensões em um monitor.
Tomografia computadorizada pode ser feito com ou sem "contraste". Contraste refere-se a uma substância feita por via oral ou injetadas num (IV) via intravenosa que faz com que o órgão ou tecido específico em estudo para ser visto mais claramente. Exames de contraste pode exigir a jejuar por um determinado período de tempo antes do procedimento. Seu médico irá informá-lo sobre isso antes do procedimento.
A tomografia computadorizada do tórax pode fornecer informações mais detalhadas sobre os órgãos e estruturas dentro do peito de Raio X convencionais do tórax, proporcionando assim mais informações