Avaliação geriátrica
AGA: É UM PROCESSO DIAGNÓSTICO MULTIDIMENSIONAL, USUALMENTE INTERDISCIPLINAR, PARA DETERMINAR AS DEFICIÊNCIAS OU HABILIDADES DOS PONTOS DE VISTA MÉDICO, PSICOSSOCIAL E FUNCIONAL. CHAMA-SE AMPLA POR FAZER UMA ABORDAGEM GLOBAL OU ABRANGENTE, AVALIANDO AS TRÊS DIMENSÕES DO COMPLETO ESTADO DE BEM-ESTAR. É UM TERMO USADO PARA DESCREVER O EXAME DO PACIENTE GERIÁTRICO, REFORÇANDO A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM PRÓPRIA, DIFERENTE DO ADULTO JOVEM.
AVALIAÇÃO GERIÁTRICA GLOBAL É O EXAME CLÍNICO DO IDOSO, UMA AVALIAÇÃO COMPLETA. TEM COMO OBJETIVO QUANTIFICAR AS CAPACIDADES E OS PROBLEMAS DO PACIENTE TANTO MÉDICO, PSICOSOCIAL E FUNCIONAL. A GENTE TEM UMA IDÉIA DELE COMO UM TODO PARA PROGRAMAR QUAL É A ESCALA DE TRATAMENTO QUE SERÁ FEITO. VAMOS VER NA PRÁTICA QUE NA GRANDE MAIORIA DOS PCTS TEM + QUE 1 DOENÇA, VC TEM QUE ORGANIZAR A NECESSIDADE E A IDÉIA DO QUE PODE SER FEITO, PQ SEM ISSO VAI FAZER COM QUE A GENTE IA TRATAR O CORAÇÃO DELE + PODE SER IMPOSSÍVEL DEVIDO A UM PROBLEMA NO RIM, 1 OU OUTRO MEDICAMENTO QUE TENHA INDIFERENÇA E ESSE DIAGNÓSTICO É A IDÉIA DELE COMO UM TODO. PRA ISSO A GENTE PRECISA LEVAR EM CONTA ESSE TERMO AGA, QUE FOI INTRODUZIDO DESDE 1936 PELA DRA. MARJORY WARREM CONSIDERADA A MÃE DA GERIATRIA. DESDE 1936 JÁ FALAVA SOBRE ESSA AVALIAÇÃO GERIÁTRICA AMPLA E DESDE ESSA ÉPOCA ELA FALAVA QUE O TRATAMENTO DEVERIA SER INTERDISCIPLINAR, EM OUTRA AULA VAMOS CONVERSAR SOBRE MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR. NA PRÁTICA PERCEBEMOS O QTO É IMPORTANTE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE SER MULTIDISCIPLINAR É TER VÁRIAS PROFISSÕES PRA ATENDER AQUELE PACIENTE. ELA SER INTERDISCIPLINAR É ESSAS VÁRIAS PROFISSÕES ATUANDO JUNTAS, DISCUTINDO O QUE É MELHOR E FUNCIONANDO. O MELHOR É SER INTERDISCIPLINAR.
TEMOS QUE LEVAR EM CONTA QUE EXISTE ALGUMAS ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS, VÁRIAS ALTERAÇÕES QUE VÃO OCORRER COM OS ANOS. AQUI A GENTE CITA ALGUMAS SÓ PRA ESTIMULAR ESSA QUESTÃO NOSSA:
• TODO PCT QUANDO CHEGAR NA FASE IDOSA VAI TER O CRÂNIO