Agropecuaria
Agricultura
Na agricultura voltada para o mercado interno, desenvolvida nos altiplanos e vales irrigados dos Andes, sobressaem as culturas do milho, da batata, da cana de açúcar, do algodão, do café, do arroz, do cereal e da folha da coca, essa última cultivada particulamente na Colômbia, no Peru e na Bolívia.
Bolivia
A agricultura tem uma grande importância na economia boliviana, já que emprega 5% da força laboral do país e representa 14,6% do produto interior bruto anual, a maioria dos bolivianos utiliza métodos de cultivo tradicionais.
Existe uma distribuição desigual da população e um sistema de transporte muito precário.Na atualidade Bolívia é auto-suficiente na produção de açúcar, arroz, soja e carne, mas ainda importa alguns alimentos.
Principais cultivos
Açúcar
Arroz
Chile
A geografia diversificada de Chile oferece muitos produtos agrícolas. Estes são vendidos e utilizados no campo, tais como para a exportação. Na verdade, a agricultura chilena representa uma grande porcentagem das exportações chilenas para outros países.
Vale Central do Chile é ideal para o cultivo de vários tipos de frutas, verduras e grãos. Devido a um clima favorável e isolamento geográfico que reduz pragas e doenças estrangeiras, Chile pode ter uma indústria florescente agricultura.
Principais cultivos
Uvas
Maçãs peras Cebolas
Trigo
milho aveia pêssegos alho espargos feijões Madeira
Colômbia
O setor agrícola tem culturas de café, cana-de-açúcar, banana, milho, tabaco, algodão, legumes, frutas e flores. Sua exportação mais significativa, apesar de ilegal, está ligada ao narcotráfico. O país é o primeiro produtor de maconha do continente, o principal processador de folhas de coca provenientes do Peru, Equador e Bolívia, e o primeiro exportador de cocaína para os Estados Unidos.[6] A cifra dos negócios do narcotráfico está estimada em 6 bilhões de dólares ao ano, o que corresponde a 10% do PIB.
Principais cultivos
Cana-de-açúcar
Café