Disgrafia
MARIA DAS GRAÇAS SOUZA OLIVEIRA
MYCHELLE KAROLLYNE SOUSA OLIVEIRA
RESUMO
A proposta desta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do psicopedagogo no combate a disgrafia no processo de aprendizagem na alfabetização. Apresenta o contexto histórico da psicopedagogia no Brasil, identificando os distúrbios de aprendizagem na alfabetização. Destaca a disgrafia como foco do presente estudo com base na diculdade da criança em escrever corretamente a linguagem falada. Discute os resultados apontando a importância do psicopedagogo no combate a disgrafia na alfabetização.
Palavras-chaves: Contribuição da Psicopedagogia. Distúrbio de aprendizagem, Disgrafia. Intervenção psicopedagógico.
ABSTRACT
The purpose of this research is to analyze the contribution of psychopedagogists dysgraphia in combating the process of learning in literacy. Presents the historical context of educational psychology in Brazil, identifying learning disabilities in literacy. Dysgraphia highlights the child spell the spoken language. Discusses the results indicating the importance of fighting in psychopedagogists dysgraphia in literacy.
Keywords: Contribution of Educational Psychology. Learning disabilities. Disgraphia. Intervention psychology.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, o sistema educacional brasileiro tem mostrado uma proposta educacional, até certo ponto, preocupada com o ensinar, porém, pouco comprometida com o aprender, o que tem proporcionado defasagem na aprendizagem, sobretudo na escrita, devido a diversos fatores como: metodologia de ensino inadequada, despreparo dos professores, desinteresse dos alunos, falta de apoio da família, dificuldades fonológicas da língua, sistema de avaliação obsoleto, entre outros. Portanto, é mister, dentre outras possibilidades, a contribuição do profissional da psicologia, com objetivo de combater a referida dificuldade de