Revoluçao Industrial
O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O nome do movimento deriva de um dos seus líderes, Ned Ludd.
Com a participação de operários das fábricas, os "quebradores de máquinas", como eram chamados os ludistas, fizeram protestos e revoltas radicais. Invadiram diversas fábricas e quebraram máquinas e outros equipamentos que consideram os responsáveis pelo desemprego e as péssimas condições de trabalho no período.
O movimento ludista perdeu força com a organização dos primeiros sindicatos na Inglaterra, as chamadas trade unions. O ludismo se configurou como um movimento de trabalhadores ingleses quebradores de máquinas, em retaliação ao aumento do desemprego na Inglaterra, no século XIX.
O cartismo caracteriza-se como um movimento social inglês que se iniciou na década de 30 do século XIX. Inicialmente fundou-se na luta pela inclusão política da classe operária, representada pela associação Geral dos Operários de Londres (London Working Men's Association). Teve como principal base a carta escrita pelos radicais William Lovett e Feargus O'Connor intitulada Carta do Povo, e enviada ao Parlamento Inglês. É considerado um embrião do sindicato.
A carta continha seis exigências: voto universal; igualdade entre os distritos eleitorais; voto secreto por meio de cédula; eleição anual; pagamento aos membros do Parlamento; abolição da qualificação segundo as posses para a participação no Parlamento;
Causas
Entre os diversos fatores que se encontram na origem do processo de industrialização, três merecem destaque especial: A Revolução Comercial, a acumulação primitiva de capital e o aparecimento das máquinas.Outro fator importante da Revolução Industrial foi o aparecimento das máquinas a vapor, do tear mecânico e