processo penal
Enfermeiros
“A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais”
DO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM
Síntese histórica da profissão de enfermagem
A arte de cuidar é muito antiga, desde os primórdios da humanidade quando o ser humano começou a viver em pequenos grupos, como forma de proteger-se mutuamente, já se cultivava o hábito de cuidar de seus doentes.
Porém, não há registro da atividade da enfermagem na antiguidade, somente relatos de cuidados com as mulheres após o parto. (LIMA, 1994, p. 20). Ainda de acordo com Lima (1994 p. 20):
Os médicos sentiam a falta e necessidade de pessoas preparadas para ajudar com os cuidados aos doentes. Em Nova York em 1878, o cirurgião Valentine Seaman, tomou a iniciativa e começou a lecionar e demonstrar às mulheres interessadas, os cuidados necessários para trabalhar ao lado dos profissionais de medicina.
Todavia, a enfermagem só tomou forma, da maneira como conhecemos hoje, com Florence Nigtingale, que delineou e organizou a profissão através de seus preciosos fundamentos e princípios éticos, morais e educacionais. (SELLI, 1999, p. 25).
Ainda sobre o tema, Carvalho Andrade (2007) demonstra a grande importância de Florence para a instituição da profissão da enfermagem, visto que foi ela a precursora da profissão, ao participar como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854, juntamente com outras 38 (trinta e oito) mulheres organizou um hospital para atender aproximadamente 4.000 (quatro mil) soldados feridos, tendo baixado a mortalidade desses soldados de 40% para 2%, o que a levou a receber um prêmio do governo inglês, projetando, assim, a profissão da enfermagem pelo mundo.
Relevante ainda se faz os ensinamentos da autora supra-citada apud Lunardi
Filho (2007), quanto ao exercício das práticas iniciais da profissão: