Processo de alfabetização: algumas contribuições teóricas
Ana Célia Bulhões de Albuquerque
Márcia Barros Cavalcante
Maria Daiana Ferreira da Costa
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre as metodologias de alfabetização destacando alguns conhecimentos básicos sobre leitura e escrita como um processo que vai muito além. Pois para se alfabetizar é preciso compreender por que e para que usamos a escrita e a sua importância no contexto social. Também faz um breve histórico da escrita, o que ela representa para a sociedade e como pode ser usada como objeto no desenvolvimento social, cognitivo e cultural dos povos.
Palavras chave: alfabetização; aprendizagem; construtivismo.
Introdução
O que propomos aqui é colocar de maneira simples algumas práticas sobre alfabetização. Sabe-se que o momento crucial da vida escolar é o momento da alfabetização, por, isso, os professores do ensino fundamental evitam essas classes por acharem que é uma grande responsabilidade, ou mesmo por se sentirem despreparados.
Este texto tem por objetivo, então, tratar dos processos da alfabetização e representa resultado de pesquisa bibliográfica e discussão em seminário na disciplina Alfabetização e Letramento.
O que é alfabetização
Hoje, mais do que nunca, a alfabetização é um tema que gera muitos estudos e reflexões na tentativa de se encontrar a maneira mais plausível de se alfabetizar. Para tanto, estudiosos e pesquisadores falam dos métodos que podem auxiliar o professor para que haja um bom desenvolvimento no processo de alfabetização de seus alunos. Mas aí acontecem experiências desastrosas, não se sabe se é por causa do método adotado, ou devido ao despreparo dos profissionais, inseguros sobre a função de ensinar.
O alfabetizador além de seus conhecimentos básicos precisa de outros dons para se sair bem. Ele deve ter respeito pelos alunos, confiar na sua capacidade de desenvolvimento e de sua criatividade, iniciativa e acreditar